SP TRANS
O Transporte Coletivo Público de passageiros é serviço público essencial e a organização e prestação competem ao município, conforme disposto na Constituição Federal (artigo 30, inciso V) e na Lei Orgânica do Município de São Paulo (artigo 172). A organização desse serviço na cidade de São Paulo está descrita na Lei Nº. 13.241, de 12 de dezembro de 2001, que considera que o poder público está representado pela Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, e que a São Paulo Transporte S/A – SPTrans, empresa de economia mista cujo acionista majoritário é a Prefeitura do Município de São Paulo, é contratada pelo poder público para: Elaborar estudos para a realização do planejamento do sistema; Executar a fiscalização da prestação de serviços; E gerenciar o Sistema de acordo com as diretrizes e políticas estabelecidas. História - A São Paulo Transporte S/A - SPTrans foi criada em 8 de março de 1995, em substituição à Companhia Municipal de Transportes Coletivos - CMTC, que teve as suas atividades operacionais transferidas à iniciativa privada. A empresa SPTrans surgiu para atuar na gestão do sistema de transporte público de passageiros da cidade. A empresa foi constituída para atender e promover o planejamento do sistema e a programação de linhas e frota, fiscalização, arrecadação, contratação e remuneração das empresas operadoras. E atua, ainda, na área de desenvolvimento tecnológico com estudos e pesquisas sobre novas soluções para adaptação de combustíveis não poluentes na frota existente e outros mecanismos, visando aperfeiçoar as condições de segurança, conforto, acessibilidade, rapidez, economia de combustível e menor impacto ambiental. Cenário - A SPTrans é responsável pela gestão de um dos maiores sistemas de transporte por ônibus do mundo e os números que formam esse cenário comprovam a dimensão desse serviço. O atendimento por ônibus na cidade não para nunca. São 24 horas por dia e sete dias por semana, promovendo o deslocamento das pessoas. São transportados, em média, 2,5 milhões de pessoas por dia, em uma frota com cerca de 12.000 ônibus, distribuídos em 1.300 linhas, sendo que 150 delas fazem parte do Noturno – Rede de ônibus da Madrugada, da 0 às 4h. Esse cenário garante a SPTrans com você por toda a cidade. Missão: Assegurar transporte público sustentável e inclusivo, proporcionando deslocamentos com qualidade, segurança e eficiência. Visão: Ser reconhecida, até 2026, pelos usuários e pela população da Cidade de São Paulo como uma empresa de excelência na gestão do Sistema de Transporte Coletivo Público de Passageiros. Princípios e valores de conta: Ética; Integridade; Transparência; Respeito ao meio ambiente e à dignidade da pessoa humana; Impessoalidade; Dignidade e decoro no exercício de suas funções; Boa-fé; Iniciativa; Eficiência; Presteza; Legalidade; Compromisso com o interesse público; Responsabilidade; Assiduidade; Pontualidade.
Telefone: () 156Endereço: Rua Cachoeira, 972 - - Cep: 03024-000